segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jiló e seus benefícios

Jiló combate o mau hálito, protege o coração e ajuda a emagrecer


Ele faz franzir a testa e provoca cara feia, mesmo quando está somente na imaginação. Encarar o amargo do jiló, porém, faz bem ao coração, combate o mau hálito e ainda ajuda a perder peso.
Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume, como seus primos. É concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose.
Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol – gordura ruim – seja aderido. “É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração”.
Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade.
Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana. “Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente.
Uma ou duas vezes por semana é o ideal”
Para quem gostou do valor agregado, mas não consegue desfazer a careta, a nutricionista indica que transforme o fruto em farinha. Triturar e fazer dele uma farofa é uma boa alternativa para consumi-lo sem dor,ele pode ser associado a diversos alimentos, minimizando o sabor marcante. Duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir seus benefícios.
Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor. Embora difícil de engolir, o sabor repulsivo do jiló também tem seu valor. O amargo estimula a salivação e tem uma ação bactericida na boca. O processo promove limpeza bucal e o hálito saudável.

Eu particularmente adoro jiló. Faço duas receitas que amo e meus filhos também. Para quem quiser fica ai a dica.....

Biscoito de Jiló

    10 jilós (grandes);
    6 copos (americano) de farinha de trigo;
    2 copos (americano) de açúcar;
    2 ovos;
    1 copo (americano) de óleo;
    1 colher (sopa) de canela em pó;
    3 colheres (sopa) de fermento em pó.

    Modo de Preparar:

    Pré-cozinhe o jiló em 400 ml de água, bata no liquidificador.
    Em outra vasilha, coloque todos os ingredientes, misturando bem até que fique uma massa homogênea, soltando das mãos.
    Se necessário, acrescentar um pouco de farinha de trigo.
    Amasse para não ficar dura. Faça bolinhas e asse em tabuleiro untado e enfarinhado.
    Caso queira, pincele com gema.
    Usar óleo ou farinha para auxiliar a modelagem.

    Chips de jiló

    1kg de jiló
    500g de farinha de trigo
    100g de sal grosso
    250g de queijo parmesão ralado
    Água

    Modo de Preparo:

    Lave o jiló e o fatie bem fininho em rodelas. Em um recipiente, misture farinha, sal e água e coloque as rodelas de jiló. Reserve por no mínimo três horas e seque bem. Frite as rodelas de jiló em óleo quente. Deixe esfriar um pouco e salpique queijo parmesão ralado por cima. Rende até três porções.

    Espero que tenham gostado. Bjus e até a próxima




    sexta-feira, 18 de maio de 2012

    GENGIBRE E SUAS PROPRIEDADES




    O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
    O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

    Benefícios do Gengibre

    Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
    O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
    O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

    Gengibre em pó


    O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas por exemplo. É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.
    O gengibre em pó pode ser feito em casa: Deixe secar o gengibre, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.

    Chá de gengibre, cravo e canela


    Ingredientes

    1 xícara (chá) de água
    1 colher (sopa) de gengibre picado
    4 unidades de cravo
    1 pedaço de canela em pau

    Preparo

    Ferver todos os ingredientes por cerca de 5 minutos. Coar e servir em seguida.

    O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

    O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.
    Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

    SUCO DE GENGIBRE


    Ingredientes
    2 litros de água filtrada
    6 saquinhos de chá verde
    1 ou 2 pedaços grandes de gengibre
    1 maço de hortelã
    Suco de um limão peneirado

    Modo de preparo
     
    Descasque os gengibres e corte em pedaços grandes. Ponha-os numa panela grande com a água e leve ao fogo médio por 10 minutos. Retire do fogo e acrescente os saquinhos de chá e o maço de hortelã. Deixe esfriar totalmente, do lado de fora da geladeira. Quando o chá estiver em temperatura ambiente, passe por uma peneira para retirar o gengibre, as folhas de hortelã e os saquinhos de chá. Junte o suco de limão, adoce a gosto e leve para a geladeira. Sirva bem gelado com folhas de hortelã para enfeitar.

    ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA DICA. APROVEITEM O INVERNO E FAÇAM USO DESSE MARAVILHOSO PRODUTO.
    BEIJUS E ATÉ A PRÓXIMA